Acoplamento de Grade Flexível Linha T

Não encontrou o seu produto?

Entre em contato conosco que um de nossos consultores terá o prazer em atendê-lo.

acoplamentos de gradeOs acoplamentos de grade flexível da linha T também conhecidos por Steelflex T têm como propriedade a sua grade de forma trapezoidal e são fabricadas em aço ligado de alta resistência temperada e revenidas para dureza de molas.

A superfície é então jateada com micro esferas de aço com grande precisão de operação denominada de “Shot peenning” que comprimem as moléculas da superfície por trabalho mecânico.

Nos acoplamentos de grade flexível da linha T quando a carga é aplicada na grade, as forças tendem a separar seus braços, mas na grade 1000 T a carga precisa, primeiro vencer as forças de compressão criadas pelo picotamento de precisão da superfície “Shot peening” e então submeter à grade a sua tensão limite, o efeito é um aumento drástico na capacidade, fornecendo a reserva de resistência para longa vida e permitindo, portanto a seleção de um acoplamento de menor tamanho físico, para um mesmo esforço.

Os acoplamentos de grade flexível da linha T têm períodos estendidos na manutenção e podemos instalar o acoplamento e lubrificar com a avançada Graxa de Longa Duração “LTG” e esquecer as rotinas periódicas de manutenção.

A graxa “LTG” foi desenvolvida especialmente para uso em acoplamentos.

É altamente resistente a separação de óleo e dos agentes espessadores que ocorre normalmente nas graxas. Graxas de uso geral sofrem separação pela ação das forças centrífugas existentes nos acoplamentos.

Esta falha acelera o desgaste e fadiga das grades. O uso da graxa “LTG” garantirá a lubrificação necessária nas grades “T” eliminando os ciclos de rotina de lubrificação.

Os acoplamentos de grade flexíveis da linha T têm uma instalação rápida, pois a grade “T” é de simples camada e de extrema facilidade de encaixe nos rasgos do cubo, muito mais rapidamente que a colocação da grade retangular.

Nos tamanhos menores são utilizados os ajustes deslizantes na montagem ixo/cubo para facilitar a operação.

Nos acoplamentos de grade flexível da linha T a tampa bipartida é colocada com auxílio de ferramentas standard.

Os acoplamentos de grade flexível da linha T são de fácil manutenção, pois a grade “T” é o elemento de desgaste do acoplamento Steelflex T sendo somente uma fração do custo do acoplamento completo.

As grades “T” são facilmente acessíveis pela simples remoção da tampa bipartida e a remoção da grade obtida por uma chave de fenda ou barra, as tampas têm furação para lubrificação com roscas de 1 / 8″ NPT.

Nos tamanhos menores a recolocação das grades “T” é simples por colocação direta nos rasgos sem a necessidade dos esforços adicionais (como um martelo), nem mover equipamentos, como acontece em outros acoplamentos como os de engrenagem e de elastômeros.

A necessidade de mover parte do equipamento sempre gera maior custo e requer tempo.

Outra grande vantagem nos acoplamentos de grade flexível da linha T é sua versatilidade, pois os componentes da série 1000T são dimensionalmente intercambiáveis com os da série 10T.

Nos tamanhos menores, dois tipos de tampa são disponíveis.

Produtos para aplicações complementares das normais são disponíveis tais como: acoplamento com espaçador; com eixo pilotado; com polia ou disco de freio e o controlador de torque.

Os acoplamentos de grade flexível da linha T tem uma grande proteção contra cargas de choque, vibração e cargas axiais através da flexibilidade torsional que é a capacidade do acoplamento de defletir no sentido da torsão, quando submetido a cargas normais, choque ou de natureza vibratória, permitindo uma acomodação elástica com a variação das condições de carga.

Ele absorve a energia de impacto e a distribui sobre um incremento de tempo. Amortece as vibrações reduzindo picos ou choques de carga em até 30%.

Pode ser considerado como um amortecedor para movimento rotativos baseado na preditabilidade de resistência de grades de aço na flexibilidade torsional.

Quando motores elétricos, geradores, compressores, motores e outros equipamentos são equipados com mancais de escorregamento ou rolamentos de rolos cilíndricos, recomenda-se que nos acoplamentos de grade flexível da linha T a colocação de limitadores de flutuação axial para proteger os rolamentos podendo ser facilmente modificados para limitar a flutuação axial.

Os tipos de acoplamentos de grade flexível da linha T são: T10 – Tampa bipartida horizontal. Uso geral. Fácil acesso a grade. Mínimo tempo de reparo. Ideal para locais de dimensões reduzidas.

Pino interno na tampa evita giro na reversão; T20 – Tampa bipartida vertical. Uso geral.

Ideal para velocidades mais altas; T31 – Forma de espaçador, desmontável.

Próprio para uso em bombas. Permite espaço entre eixos para fácil manutenção de selos e rolamentos de bombas; T35 – Forma de semi espaçador quando não é necessário o T31. Mais econômico que o T31. Necessário remover a grade e tampa para reparo de selos e rolamentos de bombas; T50 (só acoplamento) – Tampa pilotada para aplicação de transmissão por eixos flutuantes.

Pode ser usado no lugar de um acoplamento de engrenagem simples para fornecer a característica de resiliência torsional com baixo custo operacional; T50 – Forma de acoplamento pilotado duplo com eixo flutuante para conectar equipamentos a distâncias maiores.

Combina a resiliência dos elastômeros com a forte capacidade de torque dos acoplamentos de engrenagem; T70 – Forma de acoplamento para alta velocidade. Acima da faixa dos T10 e T20 básicos.

A forma é de tampa única com balanceamento dos componentes; T10 / G82 – Forma de espaçador para altos torques.

Combinação de dois acoplamentos normais com peças de estoque. O eixo desmonta por remoção dos parafusos do G82 e da grade T10.